quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Breve resumo sobre a vida de uma estrela

 
      O nascimento de estrelas ocorre em nebulosas chamadas por alguns de berçários de estrelas. As nebulosas são nuvens de poeira e gás oriundas da morte de outras estrelas. A poeira e os gases no interior das nebulosas começam a se contrair e se juntar devido à força de atração gravitacional. Um fator externo que ajuda a impulsionar esse processo de contração é a morte de estrelas próximas a nebulosas, a explosão de uma estrela vizinha causa uma onda de choque que acelera o processo de contração e inicia a rotação da nuvem.
          Dessa forma a atração gravitacional vai agindo ao longo de milhões de anos, quanto mais contraído fica a nuvens mais rápidas ela gira aumentando os choques entre as partículas, causando assim um aumento na temperatura. Quando a estrela esta formada mesmo sendo um corpo relativamente frio, ela possui praticamente toda a massa da nuvem onde teve origem.
       Com o passar do tempo a temperatura e pressão no interior da estrela pré formada aumentam de forma extrema ocasionando processos de fusão nuclear, começa ai a produção de Helio apartir de átomos de hidrogênio. Alguns falam que a estrela só esta formada quando inicia-se as fusões nucleares. Fala-se que o Helio é o combustível da estrela os processos de fusão nuclear geram energia para a existência da mesma.
        As altas temperaturas e a energia liberada das reações nucleares permitem a estrela irradiar energia na forma de luz e calor pelo ambiente da galáxia em que se encontra. Assim as estrelas nascem, ganham forma e se tornam astros fascinantes, corpos celestes que possuem luz própria transmitem calor aos planetas próximos e com isso podem proporcionar a existência da vida.
          Mas assim como as estrelas nascem elas também morrem. A morte de uma estrela é tão fascinante quanto o seu nascimento. Este fenômeno é capaz de liberar no espaço energias alem da compreensão humana e pode ocorrer de formas diferentes variando de acordo com a massa da estrela.
         Estrelas com o tamanho médio como o nosso sol tendem as se tornar anãs brancas que são estrelas pequenas porem com densidades altíssimas. Este processo de morte de estrelas se da inicialmente pela expansão da superfície estrelar. Após consumir todo seu combustível as estrelas com tamanho médio entram em estagio de expansão, a temperatura superficial da estrela diminui em quanto que sua superfície se expande tornando-se uma gigante vermelha. Na fase final de sua a vida a estrela contrai o seu interior e expele para o espaço o restante de sua massa. Tendo como resultado uma Anã branca.
        Uma Supernova é o resultado da morte de uma estrela de grande massa. Uma explosão incrível com brilho tão intenso que se compara ao brilho de toda a galáxia em que se encontra, uma brilho em torno de 10 bilhões de vezes o brilho do sol.  As estrelas de grande massa depois de converte todo hidrogênio continua os processos de fusão com outros elementos mais pesados como o carbono e oxigênio ate que em seu núcleo só exista o ferro.
         A produção de energia cessa e a estrela entre em colapso, ela se contrai contra seu próprio núcleo aumentando a densidade de uma forma muito bruta, as camas externas da estrelas meio que choca-se contra o próprio núcleo devido a gravidade volta a se expandir isso provoca uma grande explosão dando origem a supernova. Uma catástrofe estrelar de incrível poder e extrema beleza que dura em torno de alguns meses.
          Estrelas com massas ate 3 massas solares tem uma morte um pouco diferente. Estas estrelas se comprimem tanto que ocorre um choque entre os elétrons e prótons dando origem a nêutrons tendo como resultando uma estrela de neutros. Outras estrelas se comprimem a ponto de terem apenas 10 Km de diâmetro são os chamados pulsares.
       Existe ainda as estrelas com massa superior as três massas solares, a morte dessas estrelas tem como resultado um corpo celeste tão intrigante como o a origem do próprio universo. Estrelas com essa massa se contraem de forma a exercerem atração gravitacional tão intensa que nem a luz escapa de sua atração.  A morte dessas estrelas resulta em buracos negros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário